quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Licenciatura em Dança na UFS - Quem somos? Bailarinos, Professores ou Hipotéticos ?

Você sabe o que é uma licenciatura em Dança?
Tem certeza de que seu conceito pessoal cabe na definição correta que é atribuída ao termo? Alguns têm muita dificuldade de entender isso e certamente os equívocos brotam como feijão... Alguns inocentemente, outros propositalmente. Será que existe alguém passando por auto-conflito porque cursa uma licenciatura? Ou será mesmo que existe a intenção de causar conflito tentando, á força, fomentar a idéia da formação de bailarinos de técnica avançada e não de professores que irão para as escolas públicas com o intuito de educar através do movimento?
Espera! Eu mesmo respondo, eu vou à segunda opção.
Não é possível que num curso de dança como é o caso do Campus de Laranjeiras, os estudantes não tenham clara ainda a idéia do que seja uma licenciatura a da necessidade de preencher o mercado de trabalho com pessoas que não saibam apenas dançar, mas que saibam ensinar a dançar, e o agravante: ensinar a pessoas que provavelmente não farão carreira na dança.
Se nossa proposta é levar o conhecimento do corpo para a escola, onde estarão inseridas crianças e adolescente e até mesmo adultos, qual o sentido de haver qualquer julgamento de valor sobre quem dança ou não em Sergipe? Isso fica para grandes nomes da dança no Estado, pois esses têm o respaldo da técnica e dos anos de estudo e dedicação á dança. O lance é cada um de nós enquanto indivíduos pensantes, concentrarmos nossas energias (e aí será de enorme proveito) para aprendermos métodos de educação em dança, lermos sobre a educação no geral (neste tocante sou fã do Profº Drº Bernard Charlot, posso indicar alguns textos), ler também sobre a dança na escola, sobre a qual a Isabel Marques fala muito bem. Leitura para a sua área é o que não falta, certamente.
O que não dá é pra mentir num momento desses e dizer que o cenário da dança em Sergipe está sorrindo e tomando chá numa varanda de fronte ao mar, pois o que alguns estão fazendo com a dança não é brincadeira! Parem de falar mal dos alicerces da dança em Sergipe! Por que não aprender o máximo possível com essas pessoas ao invés de tentar subestimá-las?... Será de mais importância entender o que é dança primeiro, tirar essa mania de inventar passinho sem processo corpóreo nenhum, de fazer movimento pobre esteticamente e sair por aí dizendo que é dança contemporânea, sendo que a mesma contém, nestes processos pobres e encenados por qualquer um, todos os elementos de sujidade (os piores) dos quais um apreciador da arte poderia envergonhar-se.
E não penso em poupar palavras para dizer isso. Não preciso. Ódio por ódio, prefiro dizer o que penso pra ser engolido com discurso e tudo... E olhe que sou um coitadinho, simples estudante da dança na UFS! Mas de uma coisa eu tenho certeza: ser bom não significa dançar com a perna mais alta nem com o figurino mais caro, muito menos fazer coreografia como quem faz miojo! E o conselho importante que dou aos estudantes de dança da UFS – Campus de Laranjeiras é que continuem a estudar e buscar melhoras técnicas sim, entretanto sabendo exatamente com quem nos relacionamos, dando prioridade ao ensino-aprendizagem por meio do movimento e principalmente, podando nossa língua, pois ela é fonte de mil um males e nos prejudica muito!
Bom retorno a todos ao período letivo 2010/2!

Um comentário:

Anônimo disse...

uhuuu , sucesso no novo blog amigooo *--*
te adoro..
bjaooo,
aline matos.