sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dúvidas sobre as dúvidas





Em qual tentativa mora o acerto?
Em quantas igrejas habitam a fé?
Quantas janelas têm vidro inquebrável?
Quantos passos fazem um balé?

Em quantas cavernas o escuro se esconde?
Em quantos espíritos o medo se alastra?
Em quantos metros o pano é de seda?
Em quantos quilômetros o mal se afasta?

De que ventre nasce a esperança?
Qual o salto que nos põe no futuro?
Em que momento da loucura eu estou são?
Quantas lâmpadas são capazes de acabar com o escuro?

Quantas paredes são capazes de imprensar-me?
Quantos braços são necessários para me segurar?
Quantos beijos para me apaixonar?
Quantas facadas para me matar?

Menina




Seu abraço fez-me sentir de novo a pureza do toque;
Seu beijo fez-me acreditar em novos veludos;
Seu olhar me fez saber que a verdade mora ao meu lado;
Seu jeito de amar mostrou-me que posso, outra vez, ser amado.

A distância provoca a saudade;
A saudade é pontual, chega às horas que ela própria marcou;
A saudade é segura do que faz, tem me feito gostar mais de você;
A saudade é esperta, liga-nos um ao outro mesmo estando separados.

Sua boca suscita um desejo que me enche de prazer;
Seu sorriso me certezas de que nada será tão difícil;
Sua voz a faz criança do meu lado, faz-lhe frágil em meus braços;
Seu Eu e o meu Eu se parecem e se cruzam em versos de poemas.

Ganho asas de liberdade quando contigo estou;
Envolvo-me em sua esfera, alçar vôo contigo é mais deleitoso.
Amar-te dá-me gozo.
Amar-te-ei, portanto, até que o tempo diga: “Acabou”.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Enquanto isso...



Enquanto as flores respiram o ar puro da noite;
Enquanto a própria noite dorme tranqüila;
Enquanto todos os olhos lacrimejam sonhos;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto todos imaginam nossa derrota;
Enquanto a derrota acha que somos sua presa;
Enquanto o empirismo tenta engolir nossas certezas;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto os dias passam quentes e pálidos;
Enquanto as passagens desafiam ficar mais apertadas;
Enquanto os apertos tentam esmagar as últimas esperanças.
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto os discursos se tornam cada vez mais poéticos;
Enquanto os poetas morrem, um a um, pela insanidade;
Enquanto a morte deseja levar nossos sonhos antes que a nós mesmos;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto a solidão nos repta a lutar contra a saudade;
Enquanto a luta aparenta estar perdida antes mesmo de começar;
Enquanto o aparente determina o que somos sem nosso aval;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto o som do mundo cria ilusões para abraçar nossa fragilidade;
Enquanto o abraço continua sendo a nossa comunicação mais verdadeira;
Enquanto a verdade migra do bem para o mau todo o tempo;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto o coração bate na intenção de continuarmos vivendo;
Enquanto a intenção não confundir os caminhos que estamos preparando;
Enquanto os preparativos não acabem antes da festa;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto a bondade mantém-se em nosso espírito;
Enquanto a vontade posterga os términos;
Enquanto o nosso peito satisfaz-se com o ar do outro;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.

Enquanto o vento nos traz boas notícias;
Enquanto as ondas continuam a correr veludosas;
Enquanto a saudade nos instiga a estarmos juntos;
Aproveitemos o que está preparado para nós dois.


Fábio Sabath.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pseudo-intelectuais


Hoje me dirijo aos pseudo-intelectuais.
De fato, a formação acadêmica representa pouco, duma porcentagem total, no que tange ao avanço intelectual e de comportamento dos indivíduos (Estou convencido disto).  Tem gente que entra ruim e sai bom, gente que entra bom e sai excelente, gente que entra ruim e sai péssimo e gente que entra e sai, simplesmente (venenoso eu, não?). Mas é impossível e desnecessário tentar, através deste texto, comportar essas pessoas em níveis e classes, pois são tantos os modelos de pseudo-acadêmicos que escrever-se- ia um livro.
Entretanto vou só lembrar uma coisa básica que alguns desses que se dizem inteligentes, os “nota dez” da turma e que tem redações brilhantes, sabem tudo de có e salteado (ou mais salteado do que de có) e que são todos muito convencidos de que o seu conhecimento é a melhor qualidade que tem, ainda não conhecem ou conhecem tão pouco que se esqueceram do dia que tiveram acesso.  Refiro-me ao nosso querido amigo de todas as horas (pelo menos é o que deveria ser): Dicionário Aurélio (... Buarque de Holanda Ferreira, para aqueles que não sabem que é).
Indo direto ao assunto.
Aprendemos na nossa vida acadêmica que o conhecimento empírico vale muito, muito mesmo, mas que não é sustentável e, portanto precisa do conhecimento científico para tornar-se concreto, incontestável. Pois bem, gostaria de entender da boca de alguns, quais os critérios que eles usam para denominar alguém homossexual?  A forma de andar, falar, sentar, trejeitos no geral? Essas pessoas sabem a gravidade do que declaram?
Pelo que até hoje estudei sobre anatomia e fisiologia humana, a construção anatômica dos seres humanos é variante de acordo com sua genética, cultura ou é até mesmo por característica pessoal. Isso significa que para se identificar um homossexual, não basta olhar apenas para os trejeitos, eles são terminantemente insuficientes para definir alguma coisa.
O problema de certos intelectuais é realmente de conhecimentos gerais.
Como não é minha função explicar isso de forma científica, Tim-Tim por Tim-Tim, gostaria de deixar claro para estes ignorantes, ditos acadêmicos, intelectuais até a tampa, que de acordo com o Dicionário Aurélio (“prazer em conhecê-lo”, digam vocês), o termo Homossexual aplica-se aos indivíduos que tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Repito: Homossexual: Indivíduo que mantém relação sexual com pessoa do mesmo sexo. Diferente disto, o afeminado/efeminado tem trejeitos e/ou formas e comportamentos que lembram uma mulher.
Existem ainda os Transgêneros, palavra que lembra Transgênicos ( que significa Organismo que possui genes de outra espécie). Os Transgêneros são indivíduos que nasceram definidos anatomicamente de uma maneira e geneticamente de outra. Conseguem entender a gravidade do problema?
Parece ser tão difícil segurar a nossa língua para falarmos alguma coisa apenas quando temos certeza que preferimos falar o que vem á nossa indisciplinada mente e magoar as pessoas desnecessariamente.
Não é difícil buscar entender essas mínimas questões que são importantes para a conservação do respeito entre as pessoas e do verdadeiro julgamento sobre elas, se é que se deve haver alguma forma de julgamento aos indivíduos de qualquer orientação sexual. Mas é muito desconfortável lidar diariamente com acadêmicos, futuros representantes da sociedade brasileira, aqui ou no exterior, propagando esse pensamento pobre, fútil, incoerente e limitado.
As pessoas não são obrigadas a ser o que nós pensamos que elas sejam. Para denominar alguém como sendo homossexual, por exemplo, você precisa ter em mãos ao menos uma simples foto que comprove sua afirmação. A menos que a própria pessoa apresente-se como tal, as nossas imaginações acerca dela não devem ultrapassar esta linha.
Existem ladrões com caras de santo rondando por aí, porém não podemos sair prendendo todos os que tem a carinha de santo sob atestação de que parecem ser ladrões. Tampouco podemos dizer que um indivíduo seja homossexual por comportar-se diferente do padrão apresentado como masculino.
Na mesma medida em que julgas, serás também julgado: Você tem cara de inteligente e sensato. Será que é mesmo?
(Faço questão de receber as respostas de vocês!)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Wicked Game - Chris Issak


Essa canção é de 1989, ano em que nasci. Mas a ouvir pela primeira vez quando tinha dez anos, ela nunca mais saiu da minha cabeça. Durante todos esses anos, eu jamais soube quem a cantava e qual era o seu nome; até a encontrei naqueles DVD's de 98 clipes, mas ela estava nas últimas faixas e não aparecia seu nome nem no vídeo nem na contra-capa do DVD.
Continuei ouvindo-a quando podia, quando ela tocava num programa de rádio durante a madrugada. Somente em dezembro de 2010, ela ressurgiu para mim... Completa. Descobri seu nome, baixei-a na internet e a ouço todos os dias. Além disso, aprendi muito, pois acabei descobrindo quem é a bela mulher que aparece no clipe: Helena Cristensen, ex-modelo.
Ninguém imagina o quanto essa música é importante para mim, tem uma marca melódica que me encanta, nuances espetaculares. Sinto-me ao lado da mulher dos meus sonhos, vivendo as mesmas emoções. Que emoções? Assista o vídeo, mas lembre-se de respirar e piscar os olhos!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Minha cabeça gira!



Quanto mais eu penso no que devo fazer
Mais as coisas aparentam nebulosidade;
Eu, sozinho nos braços gélidos desta cidade,
Poucas opções tenho, a melhor é pensar em você.

Se o amor pode esperar, eu não sei;
Entretanto acho que sei o que ele faz comigo;
Certamente é a arte do castigo;
Ao artista deprimido que para sempre serei.

Versos simples com termos passageiros;
Os de amanhã estarão, certamente, piores.
Piores que os primeiros, todos eles inteiros;
Lamento-lhe o susto, posso contar-lhe um dia coisas melhores.

De você já desisti faz tempo;
Faz tempo que não faço esse tipo;
De esmiuçar minha alma por um baldado momento;
Pelo qual você não quer correr o menor risco.

Meu amor deve não valer nada;
Se o contrário fosse, você comigo estaria;
Sorrindo ao meu lado viveria;
Tranquila em meus braços morreria.
Mas enquanto uns sofrem por terem;
Eu sofro pela pretensão de ter;
Enquanto eu me entretenho somente com você;
Seus olhos não notam as rosas chorosas que estou a lhes oferecer.

Agora o sul é minha direção cega;
Direciono-me como se soubesse onde vou parar;
Nem sei se quero com essa minha verdade tão sóbria acabar;
Se durante todos os meus doces anos, é ela quem docemente me carrega.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Destino



Se as coisas precisam acontecer num dado tempo predeterminado eu não sei. Se tudo que está por vi já foi previsto e, portanto é irrevogável e imutável eu também não sei. No entanto o que eu sei é que desgraçados são os marginais de todas as espécies (se é que se eles se dividem desta forma), pois estes nasceram azarados, sem nenhuma piedade nem chance na vida, vieram premeditadas a seguirem tal carreira. Absurdo!
Os doentes mentais também são outra classe de azarados; vieram ao mundo somente para sofrer nas mãos dos preconceituosos e iníquos desta terra. Eles sofrem em todos os lugares que frequentam e tem todas as chances do mundo para não ter chance no mundo. Entendeu?
Ei babaca? Estou falando com você!
Será que você pode me explicar como é que funciona essa onda de um senhor chamado Destino que diz que faz e acontece na vida das pessoas, é ele quem controla tudo, digo, programa tudo?
Se não for verdade esta história de destino e de que tudo está premeditado e de que nenhuma folha cai de uma árvore sem o conhecimento de Deus, quem foi que nos fez o péssimo favor de inventar esta teoria para que ficássemos presos ao discurso de uma vida programada, robótica?
Se for verdade, porém, aí é que exijo explicação! Que graça tem viver um troço que todo mundo já sabe o que é que vai acontecer e sabe quem é o operador da Grande Máquina?
Que vida chata é essa de viver dentro de uma nomenclatura de acontecimentos que se resumem em “Foi Deus quem quis assim” ou “Isso é coisa do Destino” ou ainda “Ninguém foge do seu Destino!”. Posso saber para quê serve esse tal Excelentíssimo Senhor Destino Mandatário da Humanidade?
O que penso é que seres humanos são muito inteligentes e  de tal forma e magnitude se configura esta inteligência que, por vezes, ela própria se transforma em ignorância, visto seu uso tão inadequado. Pensar que o Destino é quem se responsabiliza pelas 700 mortes na enchente da região serrana do Rio de Janeiro, por exemplo, é loucura. Podemos simplesmente tratar de casos pequenos e assustadores.
O Destino é uma verdadeira “Universidade”, pois ele forma: deficientes físicos e pseudo-normais, pobres e ricos, assassinos e estupradores, ladrões e  traficantes e tantos outros. Mas também oferece serviços de óbito, tais como: Afogamento, Bala perdida, Incêndio, Assassinato, Suicídio, Acidente aéreo, ferroviário hidroviário ou rodoviário (com direito a várias capotagens) e etc.

Acreditar em Destino é tão ultrapassado quanto acreditar em Papai Noel. As crianças já nascem sabendo que o velhinho é um pseudo! Existem coisas melhores para os seres humanos fazerem... Talvez  o melhor fosse cada um responsabilizar-se por seus próprios atos e parar de transferir isso para o acaso ou para Deus, que biblicamente falando, nos deu livre-arbítrio para decidirmos o nosso ir-e-vir.